Confira os destaques de Os Pingos nos Is desta sexta-feira (30):
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rebateu declarações do presidente do PSD, Gilberto Kassab, e afirmou que sua postura política não tem relação com submissão ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Tarcísio disse ser grato e leal a Bolsonaro, inclusive ao visitá-lo na Papuda, e reforçou que sua decisão de disputar a reeleição em São Paulo faz parte de um projeto próprio.
A Polícia Federal encontrou indícios de ligação entre políticos e o caso do Banco Master, segundo apuração divulgada pela Folha de S.Paulo. As informações surgiram na primeira fase da Operação Compliance Zero e envolvem análises de celulares, documentos e materiais apreendidos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), reconheceu incômodo com ataques vindos de integrantes da família Bolsonaro, mas afirmou que não há desarmonia na relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), apagou das redes sociais ataques feitos em 2015 ao atual presidente do partido, Gilberto Kassab (PSD), após se filiar à legenda. Na época, Caiado, então senador pelo Democratas, criticou a aliança de Kassab com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), rejeitou o pedido de blocos de rua por aumento no repasse de verbas públicas para o Carnaval. Segundo Nunes, a prefeitura prefere ampliar o número de blocos atendidos, mantendo o valor atual, e defende que organizadores busquem patrocínio privado.
Dados divulgados pelo Banco Central mostram que as estatais encerraram 2025 com déficit de R$ 5,7 bilhões, o segundo pior resultado nominal da série histórica iniciada em 2001. O levantamento inclui empresas federais, estaduais e municipais, mas exclui Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A maior parte do rombo foi registrada por estatais sob a gestão do governo Lula (PT).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou à Justiça autorização para receber a visita do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na Papuda, onde está preso desde 15 de janeiro. Segundo a defesa, o encontro teria como objetivo a necessidade de “diálogo direto” com o parlamentar.
Dados divulgados pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro, o menor patamar desde 2012. O levantamento aponta redução de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior e indica avanço no número de pessoas ocupadas e na renda média real.
Você confere essas e outras notícias em Os Pingos nos Is.