Confira os destaques de Os Pingos nos Is desta terça-feira (05):
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou a montagem de sua estratégia para as eleições de 2026. Segundo a articulação, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) deve ocupar novamente a vaga de vice em uma eventual chapa de reeleição, enquanto Guilherme Derrite (PL) e André do Prado (PL) são cotados para disputar o Senado. Nos bastidores, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) também aparece como possível suplente de André do Prado na disputa.
Após a derrubada dos vetos presidenciais no Congresso Nacional, o presidente Lula (PT) não deve promulgar o PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue em prisão domiciliar.
Após a rejeição de Jorge Messias no Senado Federal, o presidente Lula (PT) não deve recuar da indicação para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, aliados avaliam novos nomes para a Corte, enquanto o governo tenta reorganizar sua articulação política após a derrota.
O novo ministro da Fazenda, Dario Durigan (PT), afirmou que os Correios podem registrar prejuízos de até R$ 10 bilhões e reconheceu a gravidade da situação financeira da estatal em entrevista à TV Cultura. Durigan explicou que a atual direção da empresa já apresentou um plano de reestruturação na tentativa de reverter o quadro e recuperar o equilíbrio das contas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma nova versão do mapa-múndi com a orientação invertida e o Brasil em posição central. A proposta rompe com o padrão tradicional da cartografia e busca apresentar uma nova perspectiva geográfica, gerando debates sobre representação territorial, geopolítica e ensino.
Uma pesquisa do Real Time Big Data apontou que 90% da população brasileira defende a redução da maioridade penal. Segundo o levantamento, a proposta de diminuir a idade de responsabilização criminal para 16 anos segue com forte apoio popular e volta a pressionar o debate político e jurídico no Congresso Nacional.
Você confere essas e outras notícias em Os Pingos nos Is.