Neste episódio, mergulhamos na crise silenciosa que ameaça a base da vida na Terra: a mortalidade das abelhas. Com base no artigo de Vitoria Junqueira, exploramos como o uso intensivo de agrotóxicos tem dizimado colmeias no Brasil e colocado em risco a segurança alimentar global. Três em cada quatro culturas agrícolas dependem da polinização, e iniciativas como Melipona e Bee2Be mostram que é possível unir produtividade e conservação ao utilizar espécies nativas. Proteger as abelhas, como defende o texto, é também defender a biodiversidade, a saúde pública e a justiça social.
Este episódio foi produzido com o apoio da inteligência artificial, que nos ajuda a criar, com base em artigos e reportagens, conversas leves e instigantes, refletindo, comentando e analisando cada conteúdo de forma clara, simples e acessível. Ainda assim, nada substitui a leitura do artigo original, que sempre será a fonte indispensável para aprofundar seu conhecimento.
Recomendamos a leitura!
https://umsoplaneta.globo.com/opiniao/post/2025/10/sem-polinizacao-sem-futuro-por-que-salvar-as-abelhas-e-salvar-a-humanidade.ghtml