
Homilia Diária | O que significa converter-se? (Segunda-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)
12/1/2026 | 5 min
Há quem queira converter-se, mas não está disposto a pagar o preço da conversão. Vê com bons olhos a doutrina cristã, admira-lhe os ensinamentos morais e até aspira aos seus ideais de perfeição, mas não consegue abraçá-los de corpo e alma, por medo de perder amizades e ser tachado de “fanático”, “conservador” ou “quadrado”. Mas a hora de converter-se é agora, porque os tempos já estão maduros e Deus virá pedir-nos conta dos frutos, ainda que não os tenhamos plantado.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 12 de janeiro, e compreenda que, mesmo tendo um preço alto, a conversão é o caminho para a nossa salvação.

Homilia Dominical | A renovação espiritual do nosso Batismo (Festa do Batismo do Senhor - 11/01/26)
10/1/2026 | 25 min
Na Festa do Batismo do Senhor, somos chamados a perceber a grandeza do nosso Batismo — meditando sobre os efeitos que esse sacramento realiza em nossa alma — e a abraçar as exigências fundamentais para vivê-lo bem em nosso cotidiano. Mas como realmente podemos viver as graças batismais em nosso dia a dia? É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta homilia dominical sobre a renovação espiritual do nosso Batismo.

Homilia Diária | Somos instrumentos nas mãos de Deus (Sábado depois da Epifania - 10/01/2026)
10/1/2026 | 5 min
Nas mãos de Deus, somos como pincéis a serviço de um grande artista. Ora, como o pincel não tem outra função nem, por assim dizer, outra alegria além de servir como pode à realização das obras e ao propósito do pintor, tampouco nós devemos ter outra alegria senão a de servir aos desígnios que Deus, para manifestação de sua bondade, se digna realizar com a nossa cooperação.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 10 de janeiro, e medite conosco a respeito da grande humildade de São João Batista!

Homilia Diária | A dinâmica da vida de oração (Sexta-feira depois da Epifania - 09/01/2026)
09/1/2026 | 5 min
Jesus não se furta às multidões que o procuram: deixa-as vir, ouve-as com carinho, dá-lhes de comer e, quando necessário, mostra publicamente, com curas milagrosas, a extensão de seu poder. O mesmo Cristo, no entanto, tampouco se pode furtar à intimidade do Pai, e é por isso que, depois de atender aos homens, recolhe-se no deserto para consagrar-se à oração.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, e entenda por que Jesus, o próprio Deus que se fez carne, rezava constantemente.

Homilia Diária | A divina humanidade de Cristo (Quinta-feira depois da Epifania - 08/01/2026)
08/1/2026 | 4 min
O Evangelho de hoje nos leva à sinagoga de Nazaré. Contemplamos Jesus, em meio aos demais judeus, a ler a profecia que Isaías, séculos antes, dissera a seu respeito: “O Espírito do Senhor está sobre Mim”. Cristo, na sua divina humanidade, apresenta-se a nós como o Ungido de Deus: o Verbo eterno, fazendo-se carne, é enviado como Apóstolo do Pai para libertar-nos do cativeiro do pecado.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, e deixe que a Palavra de Deus revele também hoje a missão libertadora de Cristo em sua vida.



Christo Nihil Praeponere