Em Rubber Soul, os Beatles amadurecem musicalmente em definitivo, descobrem o estúdio como instrumento de trabalho e deixam de ter cara de "bons moços". Já na capa, com sua foto distorcida e com a grafia do nome da banda naquilo que seria o estilo da psicodelia, os Beatles mostram que tinham mudado e o rock nunca mais seria o mesmo. Rubber Soul está chegando aos 60 anos no dia 3 de dezembro e é o assunto deste episódio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:45:25
--------
1:45:25
Episódio 286 - A Night at the Opera, do Queen, 50 anos
Há 50 anos o Queen entrava para o panteão das grandes bandas de rock da história com o álbum A Night at the Opera. Como o título avisa, o disco nos entrega a pomposidade e o exagero de uma ópera, com a banda se divertindo com os próprios excessos. Mas, mesmo quando parece não se levar a sério, apresenta uma meticulosa produção, pensada e elaborada nos mínimos detalhes. A Night at the Opera tem pop, hard rock, progressivo, misticismo, viagens espaciais e letras de amor (inclusive a um carro). E, é claro, tem "Bohemian Rapsody", onde todas as loucuras maravilhosas são reunidas numa faixa só, na melhor canção que o rock já produziu. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:37:11
--------
1:37:11
Episódio 285 - Psychodandy, do The Jesus and Mary Chain, 40 anos
Em Psychocandy, lançado em 18 de novembro de 1985, o Jesus and Mary Chain pega melodias doces e pop dos anos 60 e as enterra sob toneladas de microfonia. È uma parede sonora onde alguém trocou o verniz por lixa. O resultado não é caos gratuito, mas um equilíbrio entre barulho e beleza. E, 40 anos depois, essa ideia continua funcionando incrivelmente bem.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:23:11
--------
1:23:11
Episódio 284, Radio-Activity, do Kraftwerk, 50 anos
Radio-Activity marca a transição definitiva do Kraftwerk para a estética eletrônica austera. Ralf Hütter e Florian Schneider abandonaram o rock/folk e mergulharam em um conceito que une "atividade do rádio" e "radioatividade" para abordar comunicação, tecnologia, isolamento e o perigo invisível da energia nuclear O resultado é uma som que é hoje ao mesmo tempo anacrônico e futurista. Minimalista nas texturas, melancólico e de uma precisão sonora clínica, Radio-Activity é essencial na história da música. Chegando aos 50 anos no dia 10 de novembro, Radio-Activity é o assunto deste episódio. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:13:20
--------
1:13:20
Episódio 283 - Zuma, do Neil Young, 50 anos
Zuma é o álbum que resgatou Neil Young da beira do abismo criativo e emocional, solidificando seu lugar como o "Padrinho do Grunge" e um mestre do rock alternativo. A Crazy Horse estava de volta e respondeu com uma de suas performances mais memoráveis. Chegando aos 50 anos no próximo dia 10, Zuma é honestidade bruta, melodias cativantes e guitarras que falam, gritam e miam. O papo desta semana conta com a valiosa participação de Daniel Rezende.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Uma conversa sobre boa música - em geral o velho e bom rock 'n' roll. Podcast semanal conduzido por Cristian, Rodrigo e Filipe, além de convidados que volta e meia aparecem por aqui. Novos episódios todos os sábados. Drops a qualquer momento.