Powered by RND
PodcastsRead Brazilian Portuguese Every Day

Read Brazilian Portuguese Every Day

Portuguese with Eli
Read Brazilian Portuguese Every Day
Último episodio

Episodios disponibles

5 de 247
  • RBP 244: Short Friday — Programação para o Ano Inteiro
    Do you know what complements this lesson perfectly? Our easy Brazilian Portuguese readers — books written with you, the learner, in mind. Learn more here: https://social.portuguesewitheli.com/easyreaders No glossary is provided for this short story. RBP 244: Short Friday — Programação para o Ano Inteiro Maria olhou para o calendário novo. Era janeiro. O ano estava começando. Ela queria fazer planos, muitos planos para o ano inteiro. "Pedro, vamos conversar", ela disse. "Precisamos planejar nossas férias." Pedro gostava de planos. Ele também gostava de férias. Mas ele não gostava de muitos planos ao mesmo tempo. "Tudo bem", ele disse. "Mas não muitas férias. Temos que trabalhar também." Maria pegou uma caneta vermelha. Ela marcou fevereiro no calendário. Depois marcou março. E abril também. "Carnaval é em fevereiro", ela disse. "Podemos viajar no carnaval. Depois, na Páscoa em abril." Pedro olhou para o calendário. Já havia muitas marcas vermelhas. Muitas mesmo. "E junho?", perguntou Pedro. "Junho tem festa junina. Você quer viajar em junho também?" "Claro!", disse Maria. "Junho é bom para viajar. Não faz muito calor. É inverno aqui no Brasil." Pedro suspirou. Maria tinha ideias para todos os meses. Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho. E o ano tinha doze meses. "Maria", ele disse. "E o trabalho? E o dinheiro? Como fica?" Maria sorriu. Ela tinha uma ideia nova. "Podemos trabalhar no verão", ela disse. "Dezembro, janeiro e fevereiro são meses de verão. Trabalhamos muito no verão. E descansamos no resto do ano." "E setembro?", perguntou Pedro. "Setembro é primavera. Também dá para trabalhar na primavera." "Setembro é mês de viagem também!", disse Maria. "Primavera é boa para viajar." Pedro olhou para Maria. Depois olhou para o calendário. As marcas vermelhas estavam em quase todos os meses. "Tudo bem", ele disse. "Mas vamos começar devagar. Primeiro o carnaval. Depois vemos os outros meses. Do contrário, o dinheiro não vai chegar para o ano todo." Maria concordou. Ela podia fazer uma concessãozinha aqui e ali. Afinal, ainda tinha o próximo ano!
    --------  
    2:20
  • RBP 243: Easy News — Cada mês tem sua cor e cada cor, sua campanha.
    Do you know what complements this lesson perfectly? Our easy Brazilian Portuguese readers — books written with you, the learner, in mind. Learn more here: https://social.portuguesewitheli.com/easyreaders For the full glossary, go to: https://readbrazilianportuguese.com/rbp-243-cada-mes-tem-sua-cor-e-cada-cor-sua-campanha/ RBP 243: Easy News — Cada mês tem sua cor e cada cor, sua campanha. No Brasil, cada mês do ano tem suas cores específicas para campanhas de conscientização. Essas campanhas têm como objetivo sensibilizar a população sobre importantes questões de saúde e segurança. Por exemplo, o Setembro Amarelo é um dos mais conhecidos, focando na prevenção ao suicídio. No mesmo mês, temos também o Setembro Verde, que promove a doação de órgãos e a prevenção ao câncer de intestino. E não podemos esquecer do Setembro Vermelho, voltado para as doenças cardiovasculares. Mas o que acontece nos outros meses? Janeiro começa o ano com duas cores: Branco e Roxo. O Branco busca conscientizar sobre a saúde mental, enquanto o Roxo alerta para a hanseníase. Em fevereiro, continuamos com o Roxo, mas agora também com o Laranja, que leva à conscientização sobre a leucemia. Já em março, é a vez do Azul, que destaca a prevenção ao câncer colorretal. Essas cores e campanhas continuam ao longo do ano. Por exemplo, o Outubro Rosa é mundialmente famoso pela conscientização sobre o câncer de mama. Já novembro traz o Novembro Azul e Dourado, focando no combate ao câncer de próstata e doenças infantojuvenis. À medida que fechamos o ano, dezembro apresenta o Vermelho e Laranja, para prevenir a AIDS e o câncer de pele. Parece muita informação para lembrar, não é mesmo? Mas cada campanha tem um papel crucial na promoção da saúde. Basta procurar saber que mês é esse e qual é a campanha principal.
    --------  
    1:57
  • RBP 242: Vocab Builder — Meses e Datas Especiais
    Do you know what complements this lesson perfectly? Our easy Brazilian Portuguese readers — books written with you, the learner, in mind. Learn more here: https://social.portuguesewitheli.com/easyreaders For the full glossary, go to: https://readbrazilianportuguese.com/rbp-242-meses-e-datas-especiais/ RBP 242: Vocab Builder — Meses e Datas Especiais O ano é dividido em doze meses, e cada mês traz consigo características e celebrações únicas. Janeiro, o primeiro mês do ano, é conhecido por ser a época de recomeços e planejamentos. Após as festas de fim de ano, muitas pessoas fazem resoluções para o novo ano. Em fevereiro, no Brasil, temos a famosa comemoração do Carnaval, uma festa cheia de cores, música e alegria. É um dos eventos mais esperados do ano. Em março, com a chegada do outono, o clima começa a esfriar um pouco, especialmente no sul do país. Abril é conhecido por ter o feriado da Páscoa, uma celebração religiosa importante para muitas famílias brasileiras. Maio, por sua vez, é o mês das mães; o Dia das Mães é bastante celebrado. Muitas pessoas homenageiam suas mães nesse mês. Chegando em junho, temos as Festas Juninas, com danças típicas, comidas tradicionais e diversão para todos. Julho é o mês das férias escolares, quando muitas famílias viajam para descansar. Agosto marca o retorno às aulas e à rotina normal. Em setembro, comemora-se o Dia da Independência do Brasil, no dia 7. É uma data patriótica, com desfiles e celebrações por todo o país. Outubro é um mês especial para as crianças, com o Dia das Crianças, que acontece no dia 12. Muitos costumam presentear seus filhos nessa data. Novembro é um mês com feriados que homenageiam os finados e a consciência negra. Finalmente, chegamos a dezembro, uma época de festas e celebrações, encerrando o ano com o Natal, dia 25, e o Ano Novo, na virada para o dia 1º de janeiro. Esses momentos são importantes e celebrados por muitas pessoas ao redor do mundo.
    --------  
    2:04
  • RBP 241: Short Friday — Lugares na Casa
    Do you know what complements this lesson perfectly? Our easy Brazilian Portuguese readers — books written with you, the learner, in mind. Learn more here: https://social.portuguesewitheli.com/easyreaders For the full glossary, go to: https://readbrazilianportuguese.com/rbp-241-lugares-da-casa-e-organizacao/ RBP 241: Short Friday — Lugares na Casa — Ei, Carlos! Onde você está? — Estou na cozinha, Luísa! Preparei um café fresquinho. Quer uma xícara? — Quero sim! Mas antes, você viu onde deixei meu livro? — Acho que está no sofá, ao lado da almofada vermelha. — Ah, achei! Obrigada. Vou levar para o quarto. — Ah, não esquece de fechar a janela do quarto, está ventando bastante. — Pode deixar... ah, eu estava pensando na bagunça da garagem. Ainda está bagunçada? — Um pouco... Eu comecei a arrumar as bicicletas, mas parei pela metade. — Bom, podemos terminar isso amanhã. E o banheiro? Conseguiu instalar aquela prateleira nova? — Sim, já está no lugar! Agora temos espaço para todos os produtos de cabelo. — Ótimo! Já era hora. O quintal também precisa de atenção. O que acha de cortarmos a grama no sábado? — Pode ser! E depois podemos acender a churrasqueira e fazer um churrasco. — Falou e disse! É bom que a gente relaxa um pouco. Tenho trabalhado para caramba. — De fato, você tem dado muito trabalho... bagunçando a casa desse jeito... — Ai, que engraçado. Olha só quem está fazendo piada com minha organização. A organização em pessoa!
    --------  
    4:00
  • RBP 240: Easy News — Por que as casas brasileiras e americanas diferem tanto?
    Do you know what complements this lesson perfectly? Our easy Brazilian Portuguese readers — books written with you, the learner, in mind. Learn more here: https://social.portuguesewitheli.com/easyreaders For the full glossary, go to: https://readbrazilianportuguese.com/rbp-240-por-que-as-casas-brasileiras-e-americanas-diferem-tanto/ RBP 240: Easy News — Por que as casas brasileiras e americanas diferem tanto? Você já se perguntou por que as casas americanas são tão diferentes das brasileiras? Essa diferença tem raízes históricas e culturais profundas. Nos Estados Unidos, a colonização começou nas áreas do norte, ricas em madeira. Isso influenciou o uso desse material nas construções. Além disso, após a Segunda Guerra Mundial, o uso de materiais pré-fabricados se tornou comum por lá. No Brasil, por outro lado, as construções sempre foram mais artesanais devido à colonização pelo litoral. As casas americanas utilizam técnicas como o uso de drywall e sistemas de ar-condicionado central. Esses métodos ajudam a controlar a umidade e a preservar os materiais usados nas construções. No entanto, no Brasil, ainda há uma limitação na oferta de madeira de reflorestamento e o custo elevado do ar-condicionado limita seu uso. Além disso, os brasileiros têm uma preferência por construções mais robustas, feitas de concreto e tijolo. Essa escolha cultural está ligada à sensação de segurança que esses materiais transmitem. Mas será que um dia o Brasil adotará técnicas semelhantes às dos Estados Unidos? As tendências de construção estão sempre evoluindo, talvez com o tempo vejamos mais casas brasileiras adotando elementos das construções americanas. A inovação poderia trazer benefícios em termos de tempo e custo de construção. Contudo, cada país tem sua identidade única na arquitetura, moldada por sua cultura e história. E você, gostaria de ver casas brasileiras mais parecidas com as americanas?
    --------  
    1:55

Acerca de Read Brazilian Portuguese Every Day

"Where can I find proper listening practice when starting to learn Portuguese?" That's what many of our students ask. So it has motivated us to create a podcast for you to study Portuguese every single day without feeling bored or overwhelmed. It is brought to you by https://PortugueseWithEli.com and https://ReadBrazilianPortuguese.com/
Sitio web del podcast
Aplicaciones
Redes sociales
v7.20.1 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 7/6/2025 - 5:47:33 AM